Institucional

Sobre Novo Hamburgo



Novo Hamburgo está situada no Vale do Rio dos Sinos, a cerca de quarenta quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A cidade, banhada pelo Rio dos Sinos, compreende uma área de 223,6 km” e conta com uma população de 257.746 habitantes. Sua temperatura média anual fica em torno de 19°C.

A cidade faz limites com os municípios de São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Campo Bom e Gravataí. A principal via de acesso a Novo Hamburgo é a BR-116. A cidade também conta com a rodovia RS-239, que faz a ligação de Novo Hamburgo a Riozinho.

Distâncias:

– Estância Velha: 7km
– São Leopoldo: 8km
– Campo Bom: 8km
– Ivoti: 9km
– Dois Irmãos: 12km
– Porto Alegre: 40km
– Gramado: 70km
– Caxias do Sul: 80km
– Pelotas: 309km
Economia e exportação

A economia de Novo Hamburgo nasceu e cresceu com a indústria do calçado. O desenvolvimento foi rápido, constante e organizado, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Calçado. Em função disso, surgiu o chamado setor coureiro-calçadista composto por curtumes, indústrias químicas, componentes para calçados, indústria metalúrgica e componentes eletrônicos.

Atualmente, Novo Hamburgo começa a viver uma nova fase de diversificação industrial. A implantação de novas indústrias recebem incentivos fiscais, facilitando sua instalação e abrindo um leque de atividades.

O calçado é o principal produto de exportação de Novo Hamburgo. Cerca de 80% das exportações brasileiras de calçado saem do Rio Grande do Sul, sendo Novo Hamburgo o centro dessas operações.

História

Novo Hamburgo nasceu da perseverança e da força do imigrante que, a partir de 1824, fixou raízes nesta região. Este povo formou uma comunidade unida e trabalhadora, chamada inicialmente de Hamburger Berg. E do suor e da vontade dos imigrantes, surgiu aqui um lugar de prosperidade e grande desenvolvimento.

Essa vontade se fez prevalecer em 5 de abril de 1927, quando Novo Hamburgo concretizou sua emancipação política. Com incremento da indústria do couro e do calçado, a cidade cresceu em proporções geométricas, tornando-se em um dos mais pujantes e populosos municípios gaúchos. A excelência no que faz, a qualidade e o talento transformaram a antiga e pacata Hamburger Berg na cosmopolita Capital Nacional do Calçado.

Fontes: http://www.novohamburgo.rs.gov.br/ e http://novohamburgo.org