31 de October de 2018
Projeto do Senado que estabelece nova regra para protesto de títulos é aprovado

Pelo texto, qualquer prova escrita de dívida fica sujeita a protesto, como notas fiscais e boletos bancários.

Nesta terça-feira, 30, o Senado aprovou o PLS 19/18, que estabelece que qualquer prova escrita de dívida fica sujeita a protesto, como notas fiscais e boletos bancários. Agora o texto retornará à Câmara dos Deputados.

Os senadores alteraram dois pontos da matéria. A primeira emenda, do senador Paulo Bauer, permite que empresas considerem o valor de títulos protestados como perda de crédito. Na prática, a medida reduz o valor do lucro real da pessoa jurídica, usado como referência para o cálculo de impostos.

A segunda emenda, da senadora Simone Tebet, altera o rol de títulos passíveis de protesto. O texto original menciona "notas fiscais, boletos bancários e mensagens eletrônicas". A mudança aprovada pelo plenário se refere a "notas fiscais e boletos bancários, incluindo as emitidas eletronicamente".

O projeto foi proposto pela Comissão Mista da Desburocratização e, se aprovado, alterará alei de protestos de títulos. Instalado entre 2016 e 2017, o colegiado avaliou e recomendou mudanças em procedimentos e rotinas de órgãos da administração pública federal.

Disponível em: