16 de October de 2018
Que tipo de ovelha é você?

Jornal ABC - 14/10, por JFBF

Todos os dias, sem exceção, levantamos da cama para vencermos a nós mesmos, pois temos que enfrentar desafios de diversas naturezas, desde a nossa própria preguiça, até as questões mais complexas da vida profissional e financeira. Todos os seres humanos vivem isso e a melhor forma de passar por cada situação é sustentar a crença de que cada adversidade nos é enviada com um propósito maior, ou seja, para que possamos nos fortalecer e nos prepararmos para algo melhor – o crescimento pessoal. Eu acredito que desafios são ensinamentos e temos que tirar o melhor proveito de cada situação sempre. 

Aprendi ao longo da minha vida profissional, que algumas pessoas atraem para si mais problemas do que precisariam e se intitulam azaradas justamente porque alimentam um comportamento negativo diante das situações do dia a dia. Se eu puder exemplificar melhor, vou levar essa conversa para uma metáfora bem simples: a vida das ovelhas na fazenda. Elas estão lá, sendo conduzidas pelo pastor e tudo o que as ameaça é o predador, seja um o lobo ou uma raposa. Por outro lado, o lobo ou a raposa acordam todos os dias com o desafio de caçar alguma coisa para que possam sobreviver. Mas você já se deu conta de quem são as ovelhas que o lobo ou a raposa atacam primeiro? Obviamente, por conveniência, os predadores vão focar nas ovelhas velhas, nas ovelhas doentes e nas ovelhas bebês, assim como os problemas do nosso dia a dia vão abater primeiro as pessoas fracas e sem positividade.

Voltando para a nossa realidade, eu diria que a ovelha velha é aquela que está sempre gemendo, reclamando da vida, cansada e sem disposição. Ela mais reclama do que produz. Não tem um propósito maior que a faça superar os seus desafios. Ela reclama do frio, reclama do calor, reclama do movimento e reclama quando não tem movimento porque fica com tédio. A ovelha velha tem medo de aprender algo novo e, na defensiva, se justifica dizendo que isso ou aquilo já não é mais para ela – porque ela não consegue. Ovelhas velhas tem que ser arrastadas para que promovam alguma mudança interna. Já a ovelha doente é aquela que sempre tem um problema como desculpa para não fazer a parte que lhe cabe. Está focada na sua dor e nos seus problemas que normalmente são maiores que os problemas de qualquer um. A ovelha doente não estudou porque não deu tempo. Ela é mal-humorada porque a família não deu amor, ela nasceu assim e não sabe o que fazer para mudar e nenhuma opinião vale para ela, pois o seu umbigo é maior do que tudo. Para os outros é fácil, mas para a ovelha doente tudo é mais difícil. E tem também as ovelhas bebês, aquelas “inocentes ou ignorantes”, que andam em bando, não pensam por si próprias e não veem um palmo diante do seu nariz. Não se dão conta de que algumas atitudes descompromissadas podem leva-las direto para o problema. São facilmente influenciadas pelas ideias dos outros e não sabem analisar o impacto das suas ações no futuro. Só pensam em aproveitar o hoje e não fazem muita questão de ouvir conselhos dos mais velhos. Ovelhas bebês, na vida real, passam recomeçando em um novo emprego a vida toda e a culpa sempre é do outro, porque não se dão conta do seu papel na sua própria vida. Por outro lado, existem as ovelhas jovens, não de idade, mas de proatividade e disposição. Elas estão sempre dispostas a saber o que o futuro reserva para elas, estão sempre dispostas a mudar, aprender e buscam em si mesmas os mecanismos para a sua motivação, nunca no outro. Estão atentas aos problemas e enfrentam de cabeça erguida cada desafio. Ovelhas jovens sempre tem tempo para se preparar e não usam desculpas ou se justificam diante de um fracasso, elas aprendem algo. As ovelhas jovens normalmente são aquelas que se destacam no grupo e, por consequência, são taxadas de sortudas - o que não quer dizer que eventualmente não sofram um ataque e até mesmo uma mordida de um predador, pois a natureza é isso mesmo.

E você? Quem você é no seu dia a dia e na sua vida profissional: a ovelha velha, a doente, a inocente ou a ovelha jovem e cheia de vitalidade? Faça uma reflexão sobre o seu comportamento, pois isso poderá ajudá-lo a desviar com mais facilidade dos problemas e dos predadores que a vida nos envia diariamente.