03 de June de 2019
O nó de Górdio

Jornal ABC - 02-06, por JFBF

Reza a lenda que o rei da Frígia morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado o rei de Frígia. Górdio, para não esquecer de seu passado humilde, colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus e a amarrou com um enorme nó a uma coluna. O nó era, na prática, impossível de desatar e por isso a história ficou famosa em toda a Ásia Menor. Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, mas também não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio, dominaria todo o mundo. Quinhentos anos se passaram sem que ninguém conseguisse realizar esse feito, até que em 334 a.C. Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar por Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o desafio do nó de Górdio. Após muito analisar o problema, Alexandre desembainhou sua espada e pá! Cortou o nó. 

Lenda ou não, o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois. Até os dias de hoje, o nó de Górdio é uma metáfora muito usada para a reflexão sobre a solução de um problema insolúvel (desatando um nó impossível), que foi resolvido facilmente por "pensar fora da caixa". 

Essa lenda traz a mensagem de que sempre há uma forma de resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz. Estamos acostumados a pensar soluções de acordo com regras pré-estabelecidas e muitas das vezes falhamos justamente onde a maioria também falhou, pelo simples fato de pensarmos e agirmos focados no problema e não na solução. Na resolução de um velho problema, acabamos por seguir velhas “receitas” que nem sempre dão certo. Porém, quando inovamos usando criatividade e desvencilhados de velhas crenças limitantes, a chance de vitória pode ser maior. 

O que fez Alexandre, se não apenas propor uma solução nunca pensada a um problema? Ele simplesmente cortou o nó com uma espada, expondo as pontas dos nós em questão de segundos, resolvendo aquele difícil dilema. Alexandre se tornou rei pois foi capaz de propor uma solução nova para um desafio antigo e que parecia impossível de ser solucionado. Todos os demais aventureiros focaram na procura das pontas do nó para desatá-lo com as mãos, mas não conseguiram sequer encontrar uma das pontas, tornando o nó impossível de se desfazer. Eles pensaram dentro da caixa. 

Quase sempre a complexidade da solução de um problema só existe na nossa cabeça. E quando paramos para analisar o nó depois de desfeito, percebemos que apenas o nosso olhar sobre o problema é que o tornava de difícil resolução. 

Que essa lenda sirva de exemplo para todos os que buscam a solução de problemas “impossíveis”. Talvez tenhamos que simplesmente fazer como Alexandre – o Grande, diante de um desafio - inovar de forma simples e prática – focados na solução e não nas limitações. Reflitam...encontrem e desatem o “nó de Górdio” em suas vidas.