13 de May de 2019
O que você está fazendo para melhorar?

Jornal ABC - 12-05, por JFBF

“Como são intrincados e complexos os meandros que perpassam os inter-relacionamentos humanos”. Essa frase, de minha autoria, me vem à cabeça toda a vez que constato a habilidade que os seres humanos têm de gerar o próprio caos nas suas vidas. Ora, todo mundo reclama da crise. Aceitaram que existe uma crise terrível, dormem e acordam abraçados nessa crença. Aí toda a adversidade que surge é uma evidência de que a crise está terrível. As pessoas reclamam que não tem chance na vida, de que para elas as coisas não funcionam e resmungam que tudo o que querem é uma oportunidade de crescimento, uma promoção, um cargo diferenciado – mas só com elas não acontece. Quando pergunto o que está sendo feito para resolver, poucos são os que tem um plano de ação para superar o seu momento e avaliam conscientemente o seu papel na realidade em que vivem. 

Ora! Todo mundo quer crescer e se dar bem na vida. Todo mundo quer viver em paz. Muitos almejam a liberdade de ser seu próprio chefe, de ocupar um cargo de liderança, de ter boas coisas e status financeiro. Por outro lado, o que percebo é que poucos querem pagar a conta, ou seja, bancar o preço do crescimento, colher os frutos de ser alguém próspero. Raras são as pessoas que são conscientes de que ter um cargo bem remunerado e usufruir de uma certa prosperidade financeira tem um preço alto, que é tomar decisões difíceis, assumir riscos, ser criticado, errar, acertar, engolir o choro, estar em evidência, dizer o que tem que ser feito quando todo mundo está se debatendo e fazer muito além do que está escrito na sua descrição de cargos. Quando se é um líder, a tarefa da gincana é sempre sua e é bem provável que quando você entregar a tarefa feita, aquele que nunca teve qualquer iniciativa, virá para colocar defeito no seu feito.

O que tenho questionado entre meus funcionários é que as pessoas imaginam só o lado bom de ser líder e almejam aquele cargo e o respeito que ele pode trazer, mas quando é dada a oportunidade de crescimento e a chance de se destacarem, já cansei de ouvir a seguinte frase: eu não fui contratado para isso, ou pior, isso não está escrito na minha descrição de cargos – estabelecendo que o limite do seu crescimento vai até as margens de uma folha de papel. Mas é claro que não está escrito nas suas funções! É justamente porque está fora do seu cargo que você pode fazer o algo mais e usar essa oportunidade para se destacar e galgar a tão sonhada promoção. De que forma as pessoas pensam que os outros são promovidos? Por sorte, provavelmente. 

Caros leitores. Há um preço caro para usufruir da prosperidade e de um espaço diferenciado no mercado de trabalho. Esse preço é o autodesenvolvimento, a disciplina, a resiliência, a paciência e acima de tudo a coragem de tomar decisões e fazer escolhas que podem sim dar errado – e isso inclui a humildade de saber se desculpar e voltar atrás diante de muitas pessoas. 

Então, se você quer crescer na vida, ser promovido e colher os doces frutos para uma vida mais próspera, saiba que: nem sempre os frutos são doces. Você vai ter que engolir algumas coisas amargas, pois você não pode escolher fazer só as tarefas legais. Você vai ter que superar muitas pessoas, igualmente ou mais dedicadas e determinadas que você. Você terá que superar a si mesmo – as suas crenças limitantes, a sua auto sabotagem, a sua preguiça, o seu medo de errar e de ficar em evidência. Se você quer ver a sua vida mais próspera, mais clara e mais farta, comece revisando os seus pensamentos e tendo atitudes coerentes com aquilo que você quer conquistar.