03 de September de 2019
PRESIDENTE DO ANTIGO COAF AFIRMA QUE OS NOTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS NOS ESFORÇOS DE COMBATE À CORRUPÇÃO E À LAVAGEM DE DINHEIRO NO PAÍS

Às vésperas da publicação de uma normativa que oficializa a inclusão dos tabeliães brasileiros nos esforços de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no País, o recém-empossado presidente da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), Ricardo Liáo, deu as boas-vindas ao notariado, nesta sexta-feira (30), durante o XXIV Congresso Notarial Brasileiro. “A partir da edição do provimento, que está em fase final de ajustes, os senhores serão muito bem-vindos ao mundo do combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”, destacou Liáo. Há tempos aguardado pelos tabeliães, o provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve ser publicado na segunda quinzena de setembro e prevê que os atos notariais e registrais suspeitos sejam informados à Unidade de Inteligência Financeira (UIF) – a exemplo do que acontece em países como a Espanha, onde o notariado é o segundo maior ente de fornecimento de informações financeiras depois das instituições bancárias.

Mais do que acrescentar os tabelionatos aos esforços de combate à corrupção e lavagem de dinheiro, a normativa atende à recomendação feita em 2010 pelo Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI). Neste ano, o organismo internacional emitirá um novo relatório sobre a situação brasileira – a não inclusão dos notários nas iniciativas anticorrupção pode implicar a exclusão do GAFI, afetando a imagem do Brasil no exterior. O XXIV Congresso Notarial Brasileiro foi promovido pelo Conselho Nacional do Colégio Notarial do Brasil, entidade que reúne os 8.823 tabeliães brasileiros e suas 24 seccionais. O evento começou na quinta-feira (29) e se encerra neste domingo (01), no hotel Iberostar Bahia.

Texto: Ascom CNB/CF

Disponível em: