24 de February de 2021
Presidente Voltaire destaca importância da mediação e conciliação em abertura de evento do CNJ

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, participou na manhã desta segunda-feira (22/2) da cerimônia virtual de abertura do evento “II Democratizando o Acesso à Justiça: Justiça Social e o Poder Judiciário no Século XXI”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, atendendo convite encaminhado pela coordenadora do encontro, Conselheira do CNJ, Juíza do Trabalho Flávia Pessoa.

Em sua manifestação, o Desembargador Voltaire, que também preside o Conselho dos Tribunais de Justiça, destacou a necessidade do incentivo às conciliações e mediações no âmbito do Poder Judiciário, lembrando da atuação promovida por diversos CEJUSCs. “É preciso que possamos encontrar respostas mais rápidas em relação às demandas encaminhadas pela sociedade e a conciliação é muito importante para que isso possa ser efetivamente resolvido”. O Presidente do Conselho defendeu a realização de um mutirão, englobando as Faculdades de Direito, para a expansão da cultura da mediação.

A Conselheira Flávia Pessoa lembrou que a iniciativa tem como principal objetivo o debate acerca da construção de projetos destinados ao combate da discriminação, do preconceito da desigualdade de raça, gênero, condição física, orientação sexual, religiosa e de outros valores ou direitos protegidos pela Constituição Federal de 1988.

A abertura também contou com as participações dos Ministros do STJ Herman Benjamin, e do TST, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, atual Vice-Presidência da Corte, e do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, além de dirigentes e representantes de entidades de classe, magistrados e Advogados.