19 de December de 2018
Simplifique

Jornal ABC - 16/12, por JFBF

Você já parou para pensar em como nossas vidas se tornaram complexas e na grande piada que é termos criado tantas tecnologias para termos mais tempo livre, mas no final das contas estamos cada vez mais sobrecarregados de tudo? 

Segundo Augusto Cury, atualmente uma criança de 7 anos de idade tem mais informações na cabeça do que o imperador romano tinha no auge de Roma. Nós temos acesso a tantas informações durante o nosso dia que acabamos completamente sem energia quando sobra um tempo para o descanso,  e aí bate um vazio e corremos para nos conectar novamente.  

São e-mails e redes sociais já no café da manhã, sem contar com as notícias tensas antes mesmo de abrir a janela para ver o lindo sol que está lá fora à nossa disposição. Há tanta coisa para lembrar e muito o que fazer neste mundo excessivamente conectado. A gente sente como se tivesse corrido uma maratona ainda no meio da manhã. E a parte mais louca é que se não nos patrulharmos, conversamos com todo mundo sobre qualquer coisa, mas acabamos esquecendo de viver no meio desse processo. A nossa própria vida acaba se esvaindo no meio de tanta coisa desnecessária que ocupa a nossa atenção e torna a vida ainda mais estressante. 

Uma das formas mais marcantes da genialidade humana passa despercebida aos olhos da maioria das pessoas: a capacidade de simplificar o complicado. Acredito que seja justamente por produzir o simples que essa genialidade é desprezada. 

Sim-pli-fi-car: fazer com que (algo) fique mais simples; tornar menos complicado. Reduzir. Nesse caso reduzir as horas de Instagram, Whatsapp, de e-mails e de televisão. Reduzir o excesso de informações desnecessárias. Tornar mais leve e descomplicado, por vezes com mais cor.… você não acha? E se você pensasse duas vezes antes de dizer “sim” para todos os chamados? E se reduzisse a quantidade de obrigações e compromissos que não levam a nada? E se você escolhesse só o que é realmente importante e deixasse o excesso de atividades para trás? Se deixasse de atender a todos os que te acessam por todos os lados para falar sobre coisas que não vão mudar a sua vida? Talvez sobrasse mais tempo para olhar pela janela, dar um longo suspiro, se sentir vivo.  E se você tivesse um filtro para separar aquilo que realmente precisa do seu interesse e não da sua preocupação? Sim, pois uma pessoa preocupada desperdiça muita energia em algo que pode ou não acontecer, ao passo de que, uma pessoa interessada usa o seu tempo para pensar em soluções e isso é muito mais efetivo.  Portanto e ao mesmo tempo muito mais simples. A sua vida é prioridade. Ela está acontecendo aí dentro de você e não lá fora. Simplifique ao máximo a correria da vida, para que você possa desfrutar de saúde, amor, paz e satisfação. Pode parecer complicado de início, mas, aos poucos, você perceberá uma leveza que ouso chamar de paz. E então, as coisas parecerão mais claras e você vai conseguir dar atenção apenas para o que te faz bem!