Institucional

Compromisso Social



Segundo o Instituto Ethos, a responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Tabelionato Fischer tem excelentes resultados nos Indicadores Ethos – Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial 2010

O Tabelionato Fischer comemora os resultados obtidos nos seus indicadores de Responsabilidade Social. Dos sete quesitos – valores, transparência e governança; público interno; meio ambiente; fornecedores; consumidores e clientes; comunidade; e governo e sociedade – três médias foram superadas: consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade.

O modelo de gestão do Tabelionato Fischer é reconhecido nacionalmente e internacionalmente como destaque em práticas de administração de negócios. A consultoria gerencial da empresa e-tab Tecnologia e Gestão promove o desenvolvimento de uma cultura de gestão que busca a excelência na prestação de serviços.

A Gestão pela Excelência permite a ligação de todos os processos operacionais alinhados a missão e visão do Tabelionato, criando um modelo de gestão sistêmica. Esse modelo busca o comprometimento de todos os gestores e colaboradores com os processos e com as metas estabelecidas.

Confira todos os resultados da pesquisa:

“Os dados apresentados resultam da aplicação dos Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas pela própria empresa, ou seja, são resultados de AUTO-AVALIAÇÃO. O diagnóstico não tem, portanto, o caráter de certificação. Seu objetivo é proporcionar a reflexão, aprendizagem e melhoria das práticas de Responsabilidade Social Empresarial”.

Saiba mais:

Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial são uma ferramenta de aprendizado e avaliação da gestão no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento e desempenho geral da empresa.

Trata-se de um instrumento de auto-avaliação e aprendizagem de uso essencialmente interno. A empresa interessada em avaliar suas práticas de responsabilidade social e se comparar com outras empresas poderá responder os Indicadores Ethos e verificar quais os pontos fortes da gestão e as oportunidades de melhoria.

Programa de Investimento Social Privado

O modelo de gestão socialmente responsável, assumido pelo Tabelionato Fischer, procura desenvolver ações positivas e assumir a sua responsabilidade com todos os públicos impactados pelo seu trabalho: colaboradores e familiares, clientes, comunidade, governo, fornecedores e meio ambiente.

Apesar de ser muito discutida, a responsabilidade social ainda é confundida com o assistencialismo, que é apenas um dos elos que compõem esta grande corrente.
Ao longo de sua história, o Tabelionato Fischer compreendeu que assistencialismo é o investimento na manutenção de problemas sociais e que se faz necessário o repasse de recursos visando à transformação da realidade social.

Acreditando ser um agende de transformação da comunidade em que está inserido, o Tabelionato Fischer criou o seu modelo de gestão dos repasses de recursos para a comunidade, chamado Programa de Investimento Social Privado.

Todos os investimentos do Tabelionato Fischer na comunidade são feitos por meio do Banco de Investimento Social (BIS), da Fundação Semear e coordenado pelo Comitê de Excelência, formado pelos funcionários do tabelionato.

Sobre o Banco de Investimento Social
O Banco de Investimento Social (BIS) foi criado em 2003 e atua como um elo articulador, que une investidores e entidades sociais que precisam de recursos para concretizar os seus projetos, construindo assim, um sistema de atuação em rede, envolvendo 65 organizações do Terceiro Setor, do Rio Grande do Sul. Conheça mais sobre o BIS no site da Fundação Semear: www.fundacaosemear.org.br.

Parceria com a Fundação Semear

O Tabelião José Flávio Bueno Fischer é o idealizador da Fundação Semear, uma organização que atua desde 1996 na busca pelo desenvolvimento social em todo o Rio Grande do Sul e, para isso, desenvolve uma série de programas para conhecer mais sobre as ações e projetos da Fundação Semear, acesse o site: www.fundacaosemear.org.br.Por meio da Fundação Semear, o Tabelionato Fischer realiza investimento social privado, apoiando ações e projetos que beneficiam diversas entidades da cidade de Novo Hamburgo.

Investidor Social Privado

O Tabelionato Fischer é uma organização reconhecida pelo o Selo de Investidor Social Privado, que é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

A preocupação com o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos projetos é intrínseca ao conceito de investimento social privado, e faz parte do modelo de gestão desenvolvido pela e-tab Tecnologia e Gestão. Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de assistencialismo, os investidores sociais privados estão preocupados com os resultados obtidos e o impacto social gerado pelas ações desenvolvidas.

Certificação Socioambiental

O Tabelionato Fischer é um dos primeiros tabelionatos brasileiros a ser reconhecido com o Selo de Responsabilidade Socioambiental. O Colégio Notarial do Brasil, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Socioambiental do Colégio Notarial do Brasil – Fundesa Notarial desenvolveram a Certificação Socioambiental para tabelionatos e registros de todo o Brasil, com o objetivo de disseminar as boas práticas de gestão de recursos, gestão de resíduos, educação ambiental e políticas sociais.

O Fundesa Notarial é um fundo criado para consolidar ações de caráter socioambiental, por meio dos recursos obtidos com a certificação dos cartórios aprovados no projeto. Cada aprovado deverá indicar até três entidades de caráter social, como escolas, creches, asilos, hospitais e clínicas; e algumas necessidades, como equipamentos, cursos, material de limpeza, medicamentos e alimentos das entidades a serem beneficiadas.

Mensalmente, são beneficiadas entidades indicadas pelos cartórios participantes do projeto, conforme escolha da coordenação do projeto e disponibilidade de recursos. Todas as ações são divulgadas na página do projeto, dentro do site do Colégio Notarial. Através do Fundesa Notarial, também serão desenvolvidos e distribuídos materiais de educação socioambiental para todos os colaboradores dos cartórios envolvidos com o projeto (conforme disponibilidade de recursos).

Tabelionato Fischer renova parceria contra o trabalho escravo

O Tabelionato Fischer se mantém como signatário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. O Pacto é uma iniciativa que reúne a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a ONG Repórter Brasil.Desde 2005, o Tabelionato Fischer é um signatário, sendo uma das primeiras organizações brasileiras a aderir à iniciativa. Com isso, assumiu o compromisso de agir de forma significativa pela erradicação dessa forma de exploração em suas cadeias produtivas. Isto inclui, por exemplo, a suspensão de qualquer tipo de comercialização com fornecedores que utilizem o trabalho escravo em seu processo produtivo.
Empresas como Wal-Mart, Petrobras, Coteminas, Cargill, Bunge, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, também fazem parte do Pacto, juntamente com o Tabelionato Fischer. Clique aqui e acesse a lista completa de signatários.

Saiba mais, acessando os links abaixo:
OIT Brasil
Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Reciclagem de Resíduos e Materiais

Com o objetivo de dar o destino correto ao lixo eletrônico gerado pelo Tabelionato Fischer, uma parceria com a Otser (nome dado por ser a palavra “resto” ao contrário) foi firmada no ano de 2009. A Otser é uma empresa cujo foco é reciclar 100% dos materiais, seja aproveitando com foco na inclusão social das camadas mais humildes, por meio de convênios com prefeituras, reciclando efetivamente os materiais recolhidos pelos parceiros. Colaboradores, clientes e comunidade podem depositar os materiais para reciclagem na caixa coletora localizada na recepção do Tabelionato.

Nós podemos Novo Hamburgo – Movimento pela Cidadania e Solidariedade

No ano de 2000, os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) formados por oito diretrizes, com o propósito de contribuir para a conquista de um mundo pacífico, justo e sustentável no século XXI. São elas:

– Acabar com a fome e a miséria
– Educação básica de qualidade para todos
– Igualdade entre sexos e valorização da mulher
– Reduzir a mortalidade infantil
– Melhorar a saúde das gestantes
– Combater a AIDS, a malária e outras doenças endêmicas
– Qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
– Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Assim, o Tabelionato Fischer está inserido no projeto “Nós podemos Novo Hamburgo”, que é um movimento de voluntários, uma rede apartidária, ecumênica e plural, que luta pelas metas do milênio e os oito jeitos de mudar o mundo, estabelecidas pela ONU, na cidade de Novo Hamburgo, até 2015. O objetivo das ações é estimular a consciência social local e promover a cidadania e a solidariedade de forma convergente e integrada, através da construção de planos de ação ativos e eficazes.

Empresa Amiga da Leitura

A partir do dia 12 de setembro de 2012, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Novo Hamburgo – Tabelionato Fischer conta com o certificado de “Empresa Amiga da Leitura” pela parceria ao programa Jornal na Sala de Aula do Grupo Sinos. O projeto, que atende 21 municípios da região dos Vales do Sinos, Paranhana, Caí, Serra e Região Metropolitana , em 2011 atingiu 291 escolas e 1.161 professores.

O programa tem como objetivos incentivar o desenvolvimento da alfabetização e gosto pela leitura; oferecer um reforço concentrado no período da iniciação da leitura; utilizar o jornal como recurso pedagógico complementando atividades curriculares; e atualizar os alunos sobre o que ocorre na sua cidade, País e mundo, despertando seu interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais críticos da realidade.

Através desse apoio, o Tabelionato Fischer oferece 100 exemplares de jornais, durante 30 semanas e atingirá alunos de três escolas de Novo Hamburgo: Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler (Centro), Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria das Neves Petry (Industrial) e Escola Estadual de Ensino Fundamental Clemente Pinto (Primavera).